Páginas

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Armazenar muitos arquivos em um computador o deixa mais lento?

A resposta para essa pergunta é bem simples: “depende do usuário”. Colocar muitos arquivos em um HD (Hard Disk) não deixa o computador mais lento, porém existem dois fatores que podem sim afetar a velocidade e que o usuário deve observar.
Os nomes desses fatores são:
1) o Arquivo de Paginação da Memória Virtual do Windows.
2) fragmentação do HD.

Antes de explicar como esses fatores influenciam na velocidade de um computador é necessário entendê-los.
1) O que é o Arquivo de Paginação da Memória Virtual do Windows?

O arquivo de paginação nada mais é do que um recurso do Windows que usa o HD como uma espécie de memória RAM para ganhar mais velocidade no sistema. Ele pega todos os programas e arquivos que estão abertos, mas não estão sendo usados na memória, transfere-os para o HD, liberando assim mais espaço na memória para o programa ou arquivo que o usuário estiver usando naquele momento. Outra função é alocar espaço quando algum arquivo ou programa faz ultrapassar o limite da memória instalada no computador, assim, tudo que estiver excedente irá para a memória virtual.

É como se o computador tivesse uma memória extra, mas só usada para guardar programas ou arquivos que não estão sendo usados no momento, até que o usuário comece a usá-los novamente.
Isso significa que posso usar quanto espaço eu quiser no HD e posso, por exemplo, ter uma memória virtual de 10 GB? Sim, mas não contaria muito com Arquivo de paginação, por que ele é limitado pelo HD e o HD transfere arquivos de forma bem mais lenta para o processador do que a
memória. Ela só serve mesmo para arquivos ou programas que não estão sendo usados, mas que estão abertos ainda no Windows. Quanto mais o Windows usar a memória instalada no computador melhor.

2) O que é fragmentação do HD?

Fragmentação é um problema que todo sistema de arquivos sofre. Sistema de arquivos é à forma como o sistema operacional usa o HD. O Windows quando precisa salvar arquivos no HD ele precisa de espaço e às vezes esses espaços não são encontrados de acordo com o tamanho do arquivo que vai ser salvo, então ele salva esses arquivos por partes no HD, e dependendo do tamanho do arquivo que ele irá salvar e de quanto arquivo tenho no HD ele irá espalhar fragmentos por toda parte. Isso acontece por que os arquivos não são salvos de forma linear no HD. Não existe como o Windows saber o que vai ser salvo e organizar o sistema de forma linear, sem contar que após você salvar um arquivo posteriormente você pode precisar modificá-lo.

Somente um exemplo para consolidar esse conhecimento: Se eu salvo um texto e depois uma foto, o Windows vai pegar esse arquivo e vai salvar no HD, depois vai salvar a foto após o espaço do texto no HD. Só que preciso salvar modificações acrescentando dados nesse arquivo de texto e
não há espaço após ele por causa da foto, o que o sistema operacional pode fazer? Ele irá criar um fragmento do texto com as modificações. Isso ocorre o tempo todo com o sistema.

Por que perdemos velocidade no computador na fragmentação?

É simples, entendendo que o HD é um equipamento mecânico e o funcionamento dele é igual a um toca disco. Ele tem uma agulha e essa agulha salva ou le tudo em um disco girando o tempo todo. Se um arquivo está fragmentado, ao invés dele ler de uma só vez, a agulha vai ficar
procurando as partes (fragmentos) dele pelo disco, ou seja, você perde desempenho com isso.
Agora vamos explicar como esses fatores associados ao armazenamento de muitos arquivos irão influir na velocidade do computador:

O fato de você ter muitos arquivos, em relação à velocidade do computador, é a possibilidade de uma exagerada fragmentação de todos os arquivos do sistema incluindo os dos aplicativos (Word, Excel, Internet Explorer e etc.) e o do sistema operacional, que no nosso caso é o Windows, isto pode ocasionar lentidão por causa de todo o processo explicado acima.

Este problema pode ser facilmente contornado. Existe um programa chamado desfragmentador de disco, cuja função é colocar em ordem todos os fragmentos dando velocidade ao computador quando ele precisar. É somente usá-lo periodicamente como você definir, respeitando somente que ele precisará de um pouco de espaço em disco para poder movimentar os arquivos fragmentados.
O próprio Windows possui um “desfragmentador de disco”, um pouco limitado, mas ajuda. E existem também soluções comerciais que têm recursos muito interessantes.

Para se chegar até o Desfragmentador de Disco do Windows basta somente você seguir este endereço:
Menu Iniciar -->> Todos os programas ->> Acessórios ->> Ferramentas do sistema ->> “Desfragmentador de Disco.





Após aberto terá as opções “analisar” e “Desfragmentar”, você pode pedir para ele fazer uma análise de todo o disco antes, mas não é necessário.


Após clicar no Botão desfragmentar é só aguardar o processo, ele demora conforme esteja a fragmentação do disco.

Entre os comerciais, destacam-se: o *PerfectDisk, O&O Defrag e o Diskeeper.
.
*

*Mas também existem soluções alternativas que não custam nada.
No link abaixo você encontra o JKdefrag que é freeware (programa que não custa nada ao usuário), o link abaixo explica desde a instalação até o seu uso. Créditos para o **Paulo Seikishi
*

* * *Link do artigo ensinando sobre o JKdefrag.*

*http://www.guiadopc.com.br/artigos-e-dicas/2743/jkdefrag-um-desfragmentador-completo.html*

* *

Sobre o arquivo de paginação da Memória Virtual.

Para evitar perda de desempenho com o arquivo de paginação é simples: somente devemos deixar o espaço correspondente a 1,5 vezes do tamanho da memória em espaço no HD D e deixar o sistema sempre desfragmentado.

Mas para não haver perda de recursos como a restauração automática do sistema recomendaria deixar sempre 15% de espaço livre no computador.

Conclusão:

Manter muitos arquivos no computador não causará perda de desempenho. Caso o usuário faça periodicamente a desfragmentação e respeite um espaço de 1,5 vezes do tamanho da memória instalada no HD. O mesmo vale para quem não tenha muitos arquivos, pois o processo de desfragmentação não depende de se ter muitos dados para ser feito, somente com muitos arquivos é que ele se torna critico mais rapidamente.

Então desfragmente seu computador e deixe-o mais rápido!

1 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom esse site...ajuda muito. Tiramos duvidas e isso é preciso na area de infomática.

quinta-feira, março 12, 2009 11:15:00 PM

Seguidores