Páginas

segunda-feira, 22 de junho de 2009

SLI vs Crossfire



Há muitas pessoas que amam computadores potentes e às vezes até ao extremo como é o caso de muitos overclocker (que é basicamente fazem o equipamento funcionar a velocidade maior do que foram fabricados). Nesta corrida por velocidade, tecnologias que usam dispositivos em paralelo podem ser uma boa para quem quer uma “super máquina” em casa, neste artigo abordarei uma delas, tecnologias que dão velocidade usando duas ou mais placas de vídeos ao mesmo tempo em um mesmo computador.
Entre essas tecnologias que existem no mercado para placa de vídeos temos a SLI pertencente a Nvidia e CrossFire pertencente a ATI e consiste basicamente usar duas ou mais placas de vídeo e suas respectivas capacidade de processamento gráfico e usá-las ao mesmo tempo ou tecnicamente falando, em paralelo, onde teoricamente teríamos um ganho de 100% de processamento sobre qualquer processamento gráfico em relação ao computador que possua apenas uma placa instalada.
Dependo do modo em que estejam configuradas poderá até haver até divisão em partes para cada placa gráfica das imagens que estão sendo exibidas na tela.

Requisitos Básicos:

SLI

Placa mãe ser baseada no chipset NVIDIA, dois (ou mais) slots PCI Express e as placa de vídeo precisa ser baseados no mesmo chip gráfico.

Crossfire

Placa mãe ser baseada no chipset AMD/ATI ou Intel e que suporte o Crossfire, dois (ou mais) slots PCI Express e placas de vídeo da mesma família.

O SLI pode funcionar nos seguintes modos:

• SFR (Split Frame Rendering ou Renderização por Divisão de Quadros), onde cada quadro é dividido em dois e cada metade é enviada para um chip gráfico diferente para ser processado. Este é o modo usado pela configuração SLI usando duas placas de vídeo.
• AFR (Alternate Frame Rendering ou Renderização Alternada de Quadros), onde cada chip gráfico processa um quadro inteiro, mas enquanto um chip gráfico está processando o quadro atual, o outro chip já está renderizando o próximo quadro, portanto quando o primeiro quadro é enviado, o segundo quadro já está renderizado (idealmente) ou praticamente renderizado. Este é o modo usado pelo SLI de três vias.
• AFR de SFR, que é usado no sistema Quad SLI. Aqui dois chips gráficos processam o primeiro quadro no modo SFR enquanto os dois outros chips estão processando o próximo quadro também no modo SFR.
• SLI AA (Anti-Aliasing). Aumentar a qualidade da imagem. Na verdade neste modo o jogo normalmente roda mais lento, mas com uma melhor qualidade de imagem. Enquanto que com uma única placa de vídeo você pode obter tipicamente apenas até os modos anti-aliasing 4x ou 8x, com o SLI este número pode ser elevado para 8x, 16x ou 32x, dependendo do modo SLI.

O CrossFire pode funcionar nos seguintes modos.

• Scissors (Tesoura): Este modo é similar ao modo SFR (Split Frame Rendering ou Renderização por Divisão de Quadros) do SLI, mas como você pode ter duas placas de vídeo diferentes no CrossFire, a placa de vídeo mais rápida terminaria de renderizar sua metade mais rapidamente e teria de esperar pela placa mais lenta terminar seu trabalho para então prosseguir para o próximo quadro. Isto faria a placa de vídeo mais rápida trabalhar na mesma velocidade da placa mais lenta. Para resolver este problema, o CrossFire habilita balanceamento de carga dinâmico, isto é, se uma placa de vídeo rápida estiver conectada com uma placa mais lenta, o sistema não dividirá a tela em duas partes iguais, ele colocará a placa mais rápida para renderizar porções maiores da tela do que a placa mais lenta, fazendo assim com que as renderizações efetuadas pelas duas placas terminem ao mesmo tempo.
• SuperTiling: Neste modo a tela é dividida em várias pequenos quadrados, cada um medindo 32x32 pixels, e cada placa de vídeo é responsável por tratar parte dos quadrados disponíveis. O balanceamento de carga é também usado aqui, portanto a placa de vídeo mais rápida receberá mais quadrados para renderizar do que a placa mais lenta se você estiver usando duas placas de vídeo diferentes.
• Renderização Alternada de Quatros (AFR, Alternate Frame Rendering): Este modo é idêntico ao modo SLI com o mesmo nome, onde enquanto uma placa de vídeo está renderizando o quatro atual a outra placa está renderizando o próximo quadro.
• Super AA: Este modo permite aumentar a qualidade de imagem em vez do desempenho.

0 comentários:

Seguidores