Páginas

quarta-feira, 4 de março de 2009

Proteção Elétrica. Meu computador está protegido? – Parte 01

É comum o usuário querer (e claro que deve) proteger seu computador. Afinal pode-se gastar muito com equipamento de Hardwares e ninguém pensa botá-lo em risco por causa do sistema elétrico. Mas afinal e o sistema elétrico? Meu computador está protegido por está em um estabilizador?


Perguntas que pretendo responder ao longo dessa série.


Eu estive, recentemente, comprando equipamento de redes em uma loja de informática aqui em Natal e acabei prestando atenção na conversa do cliente com o técnico. Eles comentavam o seguinte:



Cliente: "O que aconteceu"?

Técnico: "Queimou sua fonte e sua placa".

Cliente: "e o meu módulo isolador"?

Técnico: "Está funcionando, ele só queimou o fusível".

Cliente: "Pelo menos isso, não é"?

Técnico: "Foi uma descarga em tanto para passar pelo módulo Isolador".


Observando aquela cena absurda que mostrava a falta de atualização do pessoal na nossa área e a tristeza do cliente, pois ele tinha gasto mais de R$ 100,00 em um módulo isolador que prometia proteger contra tudo, muitas vezes indicado por um vendedor do mesmo local onde ele comprou aquele computador (e na verdade deveria sim proteger contra tudo), fiquei pensando: "onde está o erro aí"? Olhando mais atentamente, vi que o módulo isolador que ele possuía era um modelo antigo e deveria não atender a nova norma da NBR 14373:2006, a qual só obrigou os fabricantes a adequarem seus produtos no inicio de 2008, isso porque o INMETRO realizou testes em estabilizadores no segundo semestre de 2005 e constatou que "os estabilizadores não servem para nada". Acreditem, foi assim que resumiu o instituto PROTESTE suas análises para o INMETRO.

Eu aconselho consultar pessoas especializadas principalmente se você quer uma proteção efetiva não só na área de alimentação do equipamento, mas em qualquer uma que você não domine. A história desse cliente continua; mas começou quando nossa indústria garantiu, em seus comerciais, que o módulo isolador dispensa realmente o aterramento (nada substitui um aterramento bem feito e dentro das normas da ABNT) e aquele vendedor usou aquilo como atrativo para seu cliente, sem mesmo ter nenhum conhecimento técnico. Esse mesmo cliente, acreditando que estava protegido, confiou o seu equipamento às palavras daquele vendedor, resultado: eu presenciei o final ou começo de mais um drama. ele sai da assistência técnica sem nenhuma orientação e sem saber que seu módulo isolador pode não está sendo eficiente por não atender os requisitos da nova NBR.

É assustador vermos em uma análise do famoso "estabilizador", ao qual damos a tarefa de proteger equipamentos caros e que muitas vezes são tão necessários a nossa vida pessoal ou profissional, que ele não serve para nada.

A seguir mais trechos retirados da análise:

"Descobrimos que os estabilizadores, apesar de declararem atender às normas técnicas, iludem o consumidor sobre uma garantia de tensão estabilizada. Se considerarmos os limites impostos pelas normas, fica fácil ver que os estabilizadores não têm muita utilidade quando a energia chega à sua casa dentro dos parâmetros estabelecidos pela Aneel para as concessionárias.".

“Você deve estar agora perguntando: "O que eu faço, então"? Como há problemas no desempenho e até na segurança dos estabilizadores, se houver alguma oscilação de energia, (poderá ser percebida quando as lâmpadas piscam) ou mesmo uma tempestade com raios, interrompa imediatamente as suas atividades, desligue o computador e tire o plug da tomada. O caminho mais seguro é ser prudente ao usar esses equipamentos.”
"Eles simplesmente não suportaram os surtos previstos nas normas, isto é, iludem o consumidor com uma falsa proteção agregada ao equipamento."


Se você possue um estabilizador comprado antes de 2008 e que não atenda as normas técnicas da nova NBR 14373:2006 é melhor você consultar algum profissional na área para realizar mudanças por algum equipamento que proteja efetivamente seu computador. E certifique-se que ele fará tudo dentro das normas técnicas. Não queremos trocar gato por lebre, ou seja, não queremos o barato que pode sair caro.

Por falar em proteção contra transientes (conhecidos como surtos na rede elétrica) os filtros de linha também estão na mira, pois muitos fabricantes estão produzindo extensores aos quais estão denominando de filtro de linha, mas eles não possuem circuito para este tal fim. Estes equipamentos deveriam eliminar interferência eletromagnética e surtos. Uma explicação básica sobre essas sujeiras que acabam com a qualidade da energia elétrica entregue é a seguinte: Interferência eletromagnética:, problema na energia eletrica causada por aparelhos movidos a motores, tais como liquidificadores, máquinas de lavar roupa, ondas de RF, fornos de microondas e até mesmo impressoras e raios no qual se cria um distúrbio nas ondas desta . Surtos: são picos de tensão em uns pequenos intervalos de tempo onde a tensão aumenta para valores acima do normal, que podem literalmente queimar o seu equipamento. Nos Estados Unidos estes equipamentos estão sendo chamados de Power Strip (extensão) para deixar claro que eles não possuem nenhum circuito de filtragem, mas no Brasil eles continuam com o nome de filtro de linha. Verdadeiros filtros de linha custam somente um pouco menos do que um estabilizador e são baseados em uma peça chamada Varistor e não em somente um fusível. O Varistor é bem mais eficiente do que um fusível em surto, pois na verdade o fusível foi feito para sobrecorrente e não sobretensão. Eu entrarei em maiores detalhes sobre esse assunto ao longo desta série.

Outro assunto ao qual podemos dar ênfase é ao aterramento; nenhum equipamento de proteção poderá garantir o seu efetivo funcionamento se não houver um aterramento bem feito. Na maioria dos casos o aterramento é o complemento de todo o circuito eletrônico. Muitos pensam que é somente comprar uma haste de cobre e colocá-la em um buraco, mas tem alguns parâmetros que devem ser respeitados. Explicá-los-ei com bases na norma técnica NBR
5410 a qual estabelece como um aterramento deve ser feito para garantir uma verdadeira proteção.

“Aguardem a parte 2”.


Um Abraço


1 comentários:

V@ndix. disse...

Ótima série, gostei e me ajudou muito, parabéns!

sábado, outubro 22, 2011 11:04:00 AM

Seguidores