Páginas

domingo, 15 de março de 2009

Proteção Elétrica. Meu computador está protegido? – Parte 02

Parte 2 - Entendendo a Energia entregue na nossa casa

Energia é uma coisa tão presente nas nossas vidas, mas, ao mesmo tempo, tão despercebida. Nós, seres humanos, só descobrimos o quão ela é importante quando ela nos falta. Imagine sua vida sem ela, seria um pouco desconfortável não? Nossos PCs precisam dela em perfeito estado para seu bom funcionamento, mas como é seu perfeito estado?

É comum escutarmos que nossas tomadas são 110 ou 220 volts, isso nos dá uma impressão que essa corrente segue nesse patamar o tempo todo, mas isso não acontece. O tipo de corrente que recebemos na tomada de nossa casa é do tipo alternada, isso significa que ela varia sua potencia de tensão de negativa até positiva em um determinado tempo, ao qual denominamos ciclos. O sistema de ciclos no Brasil é de 60 Hz, isso significa que ela sofre essa variação de tensão 60 vezes por segundo.

Se formos fazer uma comparação com um objeto diria que a corrente alternada é igual a um vai-e-vem, não existem pólos positivo ou negativo, somente o fase que é positivo e negativo a cada ciclo.

A corrente alternada é empregada por ser o melhor tipo de energia para ser levada a grandes distâncias, mas nem todo equipamento usa essa energia diretamente, como por exemplo o computador. O computador usa corrente contínua em sua alimentação, que é uma corrente realmente linear e que existe um pólo positivo e negativo. Neste caso ela precisa ser transformada de corrente alternada para corrente contínua e a fonte fica responsável em fazer essa retificação.





É importante analisarmos como a corrente alternada funciona, pois as suas variações precisam ser as mais suaves possíveis para se evitar problemas nos equipamentos, para se criar uma tensão eficaz de 220 volts, a corrente vai de 311 volts positivos até 311 volts negativos a cada ciclo, formando uma onda que pode ser representada graficamente como uma senóide. Esse é o formato de uma perfeita alimentação para o computador e qualquer equipamento eletrônico.

Problemas podem acontecer quando a corrente alternada não está em seu perfeito formato, quando ela tem variações picos de tensão, surtos, interferências eletromagnéticas e outros, há uma quebra no formato dessa onda e conseqüentemente distúrbios na tensão. Alem desses fatores devemos analisar distorções harmônicas que são uma distorção completa das ondas na corrente alternada com variações bruscas demais.

Entre os problemas relacionados com energia encontramos:

Subtensão e Sobretensão
Neste tipo de problema há uma queda ou aumento da tensão eficaz momentânea causada pela exigência de energia necessária para ligar alguns tipos de equipamentos como ar-condicionado e chuveiro elétrico. Seu principal efeito é a queima dos aparelhos por estar acima ou abaixo das tensões para os quais foram projetados.

Pico de tensão ou transientes.
É um impulso que induz a uma sobretensão, que dura pouco tempo (geralmente microssegundos) e de altíssima intensidade (no mínimo 240 volts).É causada geralmente pela companhia de energia elétrica quando essa retorna o fornecimento após interrupção de energia, por raios que caem próximos, motores, chaveamento de equipamentos, iluminação, descargas estáticas e outros. Entre os problemas que podem ocasionar está à queima do equipamento no momento ou com efeito acumulativo.


Surtos de tensão
Um surto é um aumento da tensão nominal de curta duração (poucos segundos). Geralmente é causado por operações de chaveamentos e também por todos os itens do transiente. O
transiente e o surto são muito parecidos. Causa queima imediata do equipamento por este não suportar tensões acima de 260 volts.
Oscilações e Ruídos


As oscilações, distorções harmônicas ou ruídos é um problema em que interferência eletromagnética (EMI) e interferência de rádio freqüência (RFI) quebram a suavidade da onda senoidal que é importante para Energia Elétrica. São causados por raios, motores, transmissores podendo ser constantes. Outra causa também é fiação longa e exposta o que cria um efeito antena. São altamente prejudiciais aos equipamentos.

Você tem perdido fontes ou outros hardwares no seu computador? Já fez de tudo e não sabe o por quê? Devemos considerar a energia elétrica, pois é um mal silencioso. A recomendação que faço é você contratar um profissional na área de informática ou eletricidade para que ele possa conferir todos esses itens. É necessário possuir um equipamento para visualização dos formatos de onda e uma posterior análise.

O Próximo artigo tratará de como a fonte se comporta para lidar com tudo isso.

1 comentários:

V@ndix. disse...

Bastante informativo, continue assim, abraço!

sábado, outubro 22, 2011 11:07:00 AM

Seguidores