Páginas

domingo, 22 de março de 2009

Como surgiu a internet?

A internet surgiu da necessidade do governo norte-americano de manter comunicação entre suas bases de forma descentralizada, pois durante a guerra fria temia-se um ataque ao pentágono.

Em 1969 surgiu a ARPANet e somente interligava computadores das Bases e departamentos de defesa do Estados Unidos da América. Um pouco mais tarde, na década de 70, foi dada a permissão para algumas universidades e outras instituições,  que trabalhavam com projetos de defesa, entrarem na rede.

Os pesquisadores viram como o aumento da rede alterou o modo como às pessoas a utilizava. Na metade da década de 80 a ARPANet tinha crescido tanto que seu protocolo principal teve que ser alterado para um novo, o TCP/IP, protocolo que usamos até hoje.

Contudo, a internet como conhecemos hoje, só foi possível em 1990 após a criação do World Wide Web ou Rede de alcance Mundial em português, também conhecido como Web ou WWW, no qual com a ajuda de um programa chamado navegador, podia-se acessar páginas com textos, som, vídeos e imagens. A WWW ficou popular a partir de 1994 e em 1996 ficou comum usar o termo  Internet para se referir ao World Wide Web.

 Mais coisas curiosas sobre a Internet.

O principal objetivo da internet é garantir a integridade da informação caso uma das conexões da rede sofresse um ataque inimigo, pois o tráfego nela poderia ser automaticamente encaminhado para outras conexões. O curioso é que raramente a rede sofreu algum ataque inimigo. Em 1991, durante a Guerra do Golfo, certificou-se que esse sistema realmente funcionava, devido à dificuldade dos Estados Unidos para derrubar a rede de comando do Iraque, que usava o mesmo sistema.

O termo “Login” surgiu durante testes da Arpanet, em uma experiência foi feita a conexão entre os pesquisadores da UCLA e a universidade de Stanford, os pesquisadores enviaram uma mensagem com a palavra “LOG” (que quer dizer “reporte”) e deveria ser respondida com a palavra “IN” (que quer dizer “dentro”), desde então o termo tem sido usado como sinônimo de Identificação Digital.

0 comentários:

Seguidores